qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

“A tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”, afirma Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, sobre o indiciamento do deputado federal Marcel van Hattem, pela Polícia Federal, após pronunciamento na Câmara Federal, ontem.

“Eu não quero nem entrar no mérito daquilo que o deputado Marcel levou à tribuna, em que pese concordar com as suas preocupações. Mas o que nós estamos vendo é mais um desrespeito às instituições, à democracia e a nossa Constituição”, disse o deputado líder da bancada do PL. E lembrou que o Artigo 53 da Constituição do Brasil estabelece que deputados e senadores são invioláveis civil e penalmente por quaisquer de suas opiniões, palavras ou votos. “E por que o constituinte, zelosamente, se preocupou em gravar na Carta Magna esta expressão? Para facultar, justamente aos deputados, que são legítimos representantes da população, o poder de manifestar aquilo que, talvez, um cidadão comum não possa fazer, ou levar adiante uma denúncia, como o deputado Marcel Van Hattem levou e que o cidadão comum poderia ter dificuldades de fazer”.

Rodrigo se solidarizou com o deputado Van Hattem, afirmando que “a tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”. E, além de repudiar a ação da Polícia Federal que violou princípios e direitos de um parlamentar, ainda alertou que este é mais um ato de atropelo da nossa democracia que “placidamente tem sido aplaudido pelo PT e pelo governo federal”.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se